segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Viveka e Vayragya


Aos queridos alunos do Sattva Nucleo de Yoga, deixo minha mensagem e o coração cheio de Saudades!


Om, Ratnashakti



Viveka e Vayragya
Satsang por Swami Sivananda Saraswati


DISCRIMINAÇÃO. O primeiro requisito essencial para a aquisição de uma mente equilibrada é Viveka, a discriminação entre o real e o irreal. Aquele em quem a sabedoria (razão em equilíbrio com a emoção) está desenvolvida será capaz de discriminar e desfrutar de paz e felicidade. Prazer sensual é tentador e excita a mente. A maioria das pessoas é influenciada por emoções, paixões e impulsos e, assim, corre descontroladamente atrás de seu “objeto de desejo”. Sua mente se torna cheia de angústia e torna-se desesperada para saber ou não, se seus objetos desejados serão garantidos. No momento em que eles possuem os objetos, eles encontram a satisfação dos sentidos, no qual tem a duração de alguns segundos apenas, e que, automaticamente, busca prazeres em outro lugar, para dar-lhes alguma “paz de espírito”. Sabendo que não há maneira de sair deste ciclo vicioso, ela permanece emaranhada na sua busca de prazer. Suas vidas são constantemente misturadas com dor e ansiedade e medo de perder os objetos de prazer. Onde quer que haja prazer, dor, raiva e apego, serão encontrados. Caro aspirante, vai à busca do despertar de suas alucinações! Busque a paz de espírito! Devido à ilusão, a dor aparece como prazer, e o medo da dor lhe preocupa. Não há prazer ou dor para uma mente discriminativa. Aprender a distinguir entre o real e o irreal. O yoga da equanimidade só pode ser alcançado por alguém que tenha compreendido a inutilidade de objetos perecíveis. O mundo não é nada para um Viveki, um homem de discriminação. Ele nunca se apega a nada. Discriminação dá força interior e paz mental. Aquele que descobriu o verdadeiro valor deste mundo, que anseia pela libertação, que tem entendido que além dos nomes e formas, há um Atman(alma) eterno, e que a prática da autodisciplina, só pode trazer paz. Tal pessoa é o rei dos reis, diferente daquele que simplesmente se deixa levar por um pouco de cor, por um toque ou uma excitação. Aquele que não discrimina entre o eterno e o não-eterno, entre o real e o irreal, é sempre miserável, com uma mente instável e apaixonada. Sempre que um desejo surge na mente, deve sempre consultar o seu poder de discriminação. Vai de uma vez por todas, dizer-lhe que o desejo é atendido com dor, que é apenas uma tentação vã criado pela mente e que a discriminação só pode trazer satisfação e paz de espírito. Ele(o Atman) irá aconselhá-lo a renunciar ao desejo imediatamente e assumir estudo de si mesmo, a repetição de Om e mantras e alcançar Samadhi. Desejos serão extintos com a ascensão da discriminação. Quando os desejos cessam, a mente se torna silenciosa e fica em equilíbrio perfeito. Um aspirante sincero deve fazer todos os esforços para controlar os desejos que surgem. Pensar profundamente, se o novo desejo dará ganho espiritual. Viveka irá guiá-lo para atrair sua força de vontade e afastar o desejo imediatamente. No caminho da Samatvam, discriminação e força de vontade são duas armas poderosas para ajudar a destruir as tentações, e remover os obstáculos maiores e menores. Quando o desejo surge na mente, um "mundano" o acolhe e tenta cumpri-lo, mas um aspirante sincero renuncia imediatamente através da discriminação. Sábios consideram até mesmo uma centelha de desejo ser um grande mal. Eles permanecem sempre felizes no Atman único. Sua mente se torna estável. Toda ação é equilibrada e harmoniosa. De Viveka, discriminação, nasce Vairagya, desapego ou o não-apego, o segundo requisito para a realização espiritual. É a mente que liga o homem com o corpo, e quando o homem se identifica com o corpo, todas as suas misérias começam. Ele encontra o "eu" e o "meu", que são as duas presas venenosas da mente-serpente. Se estes dois dentes são extraídos, a mente-serpente será domada e então não pode haver escravidão. Aqueles que praticam desapego são os domadores reais de suas mentes. Vairagya alivia a mente, atuando como um purgante drástico. Vayragya não é a indiferença ou desapego em relação aos objetos sensuais. Apego aos objetos é universal, e ninguém está livre do apego de um tipo ou outro. O apego é o primeiro filho de Maya, ilusão, que é sua arma mais poderosa, uma ligação com a roda interminável de nascimento e morte. Apego é a raiz de todo sofrimento humano, o produto da ignorância (Avidya). As sementes do apego são arraigadas na mente subconsciente, e têm de ser apagadas através do autoconhecimento e busca espiritual. Todos esses aspectos ilusórios têm que ser cortados em pedaços com a espada do não-apego. Onde quer que haja forte apego, paixão e medo serão encontrados. A causa do medo é apego ao corpo e à propriedade. Apego e medo destroem o equilíbrio da mente e faz com que as emoções se descontrolem. Quando se é livre de apego aos objetos externos, a mente estará em paz. Ganância por bens gera o egoísmo, o que provoca apego ainda maior. Entretanto, o tipo de renúncia defendida no caminho para Samatvam não exige renunciar a uma vida familiar. Equilíbrio da mente tem que ser alcançado, enquanto se vive no mundo, aprendendo através do mundo, sem se tornar preso a ele. Seu dever é manter a sua casa sem ficar ligado a ela. Só então você vai ter a pureza de espírito que lhe permitirá o progresso em direção à paz perene. As atividades da vida diária não trazem miséria, é o apego e a identificação com pessoas, lugares e eventos que trazem todos os tipos de preocupações, problemas e infelicidade. Trabalho sem apego ou identificação. Esta atitude é o segredo do sucesso em Karma Yoga ou serviço altruísta. Só então se pode ter a verdadeira felicidade e paz de espírito, e atingir a consciência de Deus. Este é Jnana, o fogo da sabedoria que queima todos os frutos das ações. Disciplinar a mente com cuidado. Quando velhos hábitos surgem, esteja atento para conseguir destruí-los na raiz. Levar uma vida de perfeito não-apego. Esta é a chave mestra para abrir os reinos da serenidade de espírito e bem-aventurança eterna. A mente cria o caos e confusão. Pode-se ainda ter uma regra de grande domínio e ainda assim se ver livre dela. Olhe para o estado exaltado mental do rei Janaka, que estava descansando em sua natureza essencial divina. Ele disse: "Mesmo se toda a Mithila é queimada, nada de mim será queimado." Ele não tinha o menor apego à sua riqueza e reino. A mente tem que ser treinada diariamente em todas as suas relações e ações. Não se apegue à família e propriedade. O mundo é como uma pousada pública. As pessoas estão unidas por algum tempo e depois de algum tempo separados. Nunca diga: "Meu corpo, meu filho, minha esposa, minha casa." Isto assume várias formas. Estar sempre em alerta para detectar o funcionamento sutil da mente. A mente tenta o seu melhor para tornar-se ligado a uma forma ou outra. Sua natureza está sempre criando uma forma de sair e imediatamente se apegar a um desejo. Se o link obrigatório da mente é destruído, pode-se vagar tranqüilamente em qualquer parte do mundo, a água, solto como em uma folha de lótus. Nada pode ligar-lhe então. Desapego é um estado mental. Força espiritual interior nasce do desapego. Desenvolver desapego interno e intenso através da compreensão da natureza ilusória deste mundo. Vire a mente para Deus e faça prática diária Japa Mantra e meditação. Leia a vida dos grandes santos e os iogues e livros sobre Atmajnana, meditação e fique a serviço da humanidade. Levar uma vida de desapego nos leva a eterna bem-aventurança. Sem dúvida, “Ó Arjuna de braços poderosos, a mente é difícil de controlar, mas pela prática e pelo desapego pode ser contida”(Bhagavad Gita 06:35).Estas são as palavras do Senhor Krishna no Bhagavad Gita. Ele reconhece que para trabalhar sem apego é sem dúvida uma tarefa difícil, mas torna-se possível para um aspirante com a paciência e determinação para ter sucesso na Samatvam-Sadhana.

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