Trechos retirados do
texto
Satsanga
Por Swami Sivananda
Satsanga é uma combinação de duas palavras - Sat e Sanga. Sat significa existência absoluta, é a natureza
essencial do Brahman (criação), é a
permanente mudança que sustenta o mundo manifesto. Enquanto a ignorância
permanece, realização direta de Brahman
é impossível. Quando a ignorância é substituída pela sabedoria, a verdadeira
natureza se revela. Este é o maior satsanga.
A outra interpretação possível é
quando sentimos devoção a Deus nos aproximamos D’Ele de uma forma relacionada com
nosso desejo mais profundo. Os meios para esta realização é também chamado de
satsanga. Sat sanga é a condução dos “sábios” para a realização de Brahman.
Neste sentido, Satsanga significa estar na companhia daqueles que já perceberam
a verdade, bem como aqueles que são aspirantes à verdade.
Satsanga dá uma iluminação
espiritual e é um dos meios fundamentais para alcançar a realização em e com
Deus. O brilho e o poder do satsanga são
indescritíveis. A vibração espiritual e a forte corrente de energia que são
produzidas por pessoas que se reúnem para refletir as questões da existência
humana, gera uma grande influência sobre a mente. Satsanga eleva a mente a
alturas nobres. As palavras e sentimentos gerados num satsanga emanam sabedoria
e amor. Satsanga ajuda no processo de purificação da mente. Conhecimento tem
origem naqueles cujas falhas foram lavadas pela força da satsanga. Satsanga é a
uma maneira acolhedora para mudar a mente de uma pessoa mundana para o caminho
espiritual e uma revisão profunda da samskaras (impressões) negativos.
A primeira etapa do satsanga é
está na companhia de pessoas justas, boas e dispostas a servi-los. A partir
daí, se dá o conhecimento sobre a natureza essencial do Ser, de Eu divino ou Supremo.
Em seguida, vem vairagya, desapego para com as coisas deste mundo, e um anseio
por Deus, bhakti. Quando bhakti se torna forte, então nos tornamos o amado do
Senhor. Nós somos queridos por Ele e por ele escolhido. Por fim, a visão direta
do Senhor seguirá.
A prática de sentir a presença de
Deus em tudo, ver Deus em cada rosto e cada objeto é, em si, uma forma de satsanga.
Muitas vezes, a nossa devoção se acendeu, associando e conversando com os que
seguem o caminho para e com Deus. Como uma chama é acesa por outra chama, por
isso, o nosso coração pega fogo a partir de outro coração. Sri Krishina diz:
"O sábio, Me adora em devoção extasiado com sua mente totalmente em mim,
com a sua vida absorto em mim, iluminando o outro;. Já conversando sobre mim,
eles estão satisfeitos e muito satisfeitos."
Um aspirante espiritual deve
evitar todo o tipo de vibrações negativas. Os efeitos das más companhias são desastrosos.
A mente se enche de idéias negativas pelo contato com más companhias. Assim
como um berçário é bem vedado no início para proteger as crianças, então você
deve proteger-se com cuidado a partir de influências indesejáveis. Você deve ser
cuidadoso com você e com as pessoas que mentem, roubam, fazem fofocas e que procuram
prazeres sensoriais.
A mente humana é um instrumento
muito receptivo. Se você colocá-la num ambiente negativo, ele irá adquirir
tendências negativas. Se você colocá-la na companhia de santo, ele vai adquirir
traços divinos. Ao pensar em santos, a mente se torna moldada na forma das
qualidades de que ele (santo) pensa, e, assim, torna-se puro.
Tudo o que traz pensamentos
impuros à mente são companhias e ambientes inadequados de baixa vibração. Mesmo
uma pessoa sóbria começa a beber na companhia de um bêbado. Ambiente negativo
leva à paixão, raiva, desilusão, perda de memória e da discriminação.
Satsanga com sábios é o melhor agente
para inspirar Viveka (discernimento) e vairagya (desapego). E esses atributos
não podem ser alcançados sem práticas de satsanga, pois momentos como este removem
a ignorância e é preenchido com desapego e discernimento. Satsanga convida-nos a levar uma vida divina e
a termos uma forte convicção na existência de Deus.
Há poucas pessoas no mundo que
podem pensar corretamente para si e que dependem de sua própria inteligência na
busca da verdade. Essas pessoas são seus mestres e não necessitam de qualquer
outro guia. Seu satsanga consiste de meditação sobre a maior inteligência ou
consciência.
Pessoas que não podem pensar
corretamente e que são seduzidos pela paixão e ilusão constituem a grande
maioria. Eles exigem um bom e sábio guru, a fim de levar uma vida disciplinada.
Seu satsanga consiste na companhia do guru, o serviço para ele e instruções
diretas dele. É apenas o sadhaka (aquele que vive o estilo de vida Yogui)
sincero e sério que sabe o valor real de satsanga.
Verdadeiro satsanga dá a força
espiritual interior ao aspirante para enfrentar as lutas da vida, vencer as
tentações, gerenciar os desejos internos e encher a mente com pensamentos
divinos. Apenas a companhia de um sábio não transforma ninguém. Porém, fé em
Deus, nos ensinamentos, desenvolve-se lentamente naquele que tem como
disciplina a prática de satsanga regular. Satsanga é o maior de todos os
purificadores. Sem satsanga, a mente cheia de impurezas não pode ser transformada
para a direção de Deus.
Em um satsanga o aspirante recebe
lições práticas para o controle da mente, concentração e meditação. Satsanga é,
portanto, vital para as famílias que têm de envolver-se em tarefas mundanas.
Ele desperta a sua espiritualidade. Satsanga inspira os aspirantes espirituais
que estão trilhando o caminho da renúncia. Não há nada tão inspirador, indispensável e delicioso como satsanga.
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